GERANDO RIQUEZAS AS ESTRATÉGIAS DE AGUINALDO CAVALCANTE CAJAÍBA

22/04/2013 13:28

 

“Tenho aprendido que para produzir riquezas que vão muito além da minha própria competência, capacitação, profissionalismo e compreensão, preciso acreditar em Deus, pois é Ele, quem me capacita a produzir riquezas.”

É com certeza que Aguinaldo Cavalcante Cajaíba, atualmente diretor- presidente da metalúrgica ENGEMET tem trilhado caminhos que jamais imaginaria percorrer.

A sua trajetória de sucesso é uma fonte de inspiração para todos aqueles que desejam conquistar os seus objetivos e realizar os seus sonhos, mesmo diante de todas as impossibilidades. Igual á maioria das pessoas, Cajaíba não nasceu em um berço de ouro, nem herdou fortuna alguma, e é isso que nos faz admirar e seguir o exemplo de superação deste grande campeão. De origem muito humilde, não teve privilégios sociais, é o mais velho de cinco irmãos, e mesmo diante deste quadro, ele tinha como aliadas a disposição e a força de vontade, e semelhante a muitos dos nossos jovens, foi engraxate, carregador de feira, vendedor de laranja, tudo para ajudar na sobrevivência da família. Seu pai, que deveria ser a maior referência da sua casa, era alcoólatra, uma pessoa extremamente violenta, espancava sua mãe e muitas até eles sofriam agressões. Com a separação inevitável de seus pais, Cajaíba, aos 13 anos, conseguia seu primeiro emprego numa metalúrgica como aprendiz de arquivista, e ali trabalhou por doze anos, chegando a chefe de vendas. Mas a sua arrancada começou em 1983, com uma proposta para mudança de emprego, que foi aceita sem mesmo conhecer a empresa. Foi promovida a gerente de vendas, situação que lhe pareceu extremamente desafiadora e promissora. Mas antes de partir para esse novo tempo em sua vida profissional, foi na sua última semana na empresa que estava que conheceu uma jovem chamada Tatiana, que tinha acabado de ser contratada. Podemos afirmar que ao lado de um grande vencedor está sempre uma mulher cheia de confiança, convicções e fé. E foi em seus primeiros encontros que ele observou essas características na Tatiana, algo que lhe chamou muito atenção. Foi por intermédio de Tatiana, hoje sua esposa, que experimentou a maior e mais profunda das mudanças em sua vida. Deus a usou para que ele pudesse compreender o seu amor e salvação através de Jesus Cristo, aceitando-o como seu Senhor e Salvador. Seus dois filhos, Bruno e Larissa, são frutos desse relacionamento cheio de amor.

Foi em meados de 1986 que Cajaíba tomou a mais importante decisão da sua vida profissional até aquele momento ou optava por participa dos lucros do exercício ou receberia como prémio 10% das ações da ENGEMET, Como nunca teve nada, não hesitou, ficou sócio da empresa em 10%, arriscando tudo. Nunca poderia nem ao menos sonhar com o que estava por vir. Em outubro de 1989, pretendendo sair para outra sociedade, foi lhe proposta a aquisição de varias ações ao que, sem titubear, respondeu: “Está fechado o negócio; só me dê condições para lhe pagar”. Ele não sabia fazer contas em dólar, não tinha ativos nem patrimônio, mas simplesmente entendeu que essa era a oportunidade da sua vida, pois seria a única chance de se tornar um industrial.

E assim, em janeiro de 1990, quando comprou a ENGEMET então com oito colaboradores e estrutura bastante modesta, também assumiu uma divida enorme, de dez prestações de cem mil dólares.

Entregou a empresa que comprou também nas mãos de Deus, que só conhecia de ouvir falar, mas agora, para Cajaíba, era vivo e presente em sua vida. E ao ler a Bíblia, se deparou com o texto de Deuteronômio 8:18, que diz “Antes, te lembrarás do Senhor teu Deus, pois é ele que te da capacidade para produzir riquezas”. Cajaíba percebeu que ali estava tudo que um garoto pobre, de pouca cultura, da periferia de Diadema, tanto almejava: Produzir riquezas que fosse suficiente para pagar suas dividas. Produzir riquezas é constatar como seus principais indicadores mudanças como: grande crescimento no faturamento, colaboradores de 8 para 160, e alto níveis de produtividade e qualidade. No entanto, Aguinaldo Cajaíba tem aprendido que para produzir riqueza que vão além da sua própria competência, capacitação, profissionalismo e compreensão, tem acreditado que é Deus que o capacita para produzir essas riquezas.

A ENGEMET tem como visão. “Uma empresa gerando riquezas” e se orgulha em gerar riquezas tangíveis e mensuráveis como a capacitação de seus colaboradores; os expressivos valores pagos em forma de tributos e impostos; gerando empregos e renda para a modernidade crescimento da economia nacional. Também tem gerado outras riquezas como; paz, esperança, justiça, integridade, realização de sonhos dos seus colaboradores. Diz ainda que na sua visão a maior riqueza um ser humano pode alcançar é o privilégio de se relacionar pessoalmente com o Criador da vida, Jesus Cristo, pois esta riqueza é eterna e excede as demais. A missão da empresa “Transforma aço em soluções” é o que precisa fazer hoje para realizar e avançar ao encontro da sua vida visão, atende a uma necessidade humana e focaliza as atividades que devemos desenvolver para criar valor á proposta de solução. Cajaíba “se alegra em contar os vários casos de sucesso e geração de riquezas proporcionadas pela ENGEMET” pessoas que são o maior patrimônio da empresa têm conquistado casa própria, carros, outros realizando viagens inesquecíveis, muitos conquistado cargos ou se desenvolvendo nos estudos. Mas nada é comparado aos depoimentos da restauração de casamentos, de relacionamentos familiares, de reconciliação e do apoio espiritual em momentos críticos de muitas vidas. Tem no quadro de colaboradores pessoas recuperadas e reintegradas á sociedade como: ex-assaltantes de avião e carro forte, ex -chefe de quadrilha, ex-internos da Febem. Todos estes ocupam cargos de confiança na empresa. Além de haverem construídos famílias restaurarem sua dignidade. Uma das situações mais brilhantes na vida de Cajaíba foi que, o ódio à amargura e a raiva que alimentava pelo seu pai por tudo o que ele fizera antes a ele e a sua família, foram perdoados em seu coração. E ao abrir uma vaga de porteiro na empresa, o candidato para preenchê-la foi o seu próprio pai. Quando Deus nos ensina a produzir riquezas, as coisas são muito diferentes. E a grande alegria é ver em sua rede de relacionamentos clientes, fornecedores, bancos, sindicatos, e, principalmente, seus colaboradores e famílias experimentado a felicidade e a prosperidade, realidade esta que só tem uma razão: acreditar que Deus é o gestor das nossas vidas. Aguinaldo Cavalcante Cajaíba continua aprendendo a produzir riquezas, servindo a Deus pelo que ele é e não pelo que ele tem dado.

São pessoas assim como o exemplo do Aguinaldo Cavalcante Cajaíba, e Tatiane M.T Cajaíba que, têm nos inspirado todos os dias e nos incentivado de uma maneira maravilhosa a nunca desistirmos dos nossos sonhos e objetivos. E nos motivam a acreditar que, apesar das circunstancias desfavoráveis, podemos crer em milagres através da ação poderosa de Deus. Não importa o que você esteja enfrentado hoje, assim como Cajaiba entregou sua vida ao Senhor Deus e tem trilhado caminhos de sucesso e vitorias , você hoje pode também ser um vencedor conquistado vitórias em suas batalhas diárias, se entregando a Ele e confiando em imenso poder.