ENTUSIASMO E TALENTO FAZEM DIFERENÇA

18/04/2013 08:34

 

“Todos nós em qualquer profissão, estamos vendendo nosso peixe”.

Fala-se que o mercado está mais competitivo hoje, que a concorrência é acirrada, que a clientela esta mais exigente e que os consumidores estão cada vez mais conscientes de seus direitos.

Tudo isso é verdade. Mas acho que muita gente se preocupa com isso como aquele soldado que chegou correndo para falar ao capitão, momentos antes de uma batalha: “Capitão, estamos em desvantagem e vamos perder a batalha”, dizia ele, alarmado. E continuou: “Para cada soldado nosso existem três soldados inimigos”.

O capitão não se perturbou continuou organizado suas tropas com voz firme e respondeu bem alto para que todos ouvissem com clareza: “Não estamos aqui para contar os inimigos. Estamos aqui para vencê-los”.

Em nosso dia-a-dia, todo desafio traz, dentro de si, uma oportunidade. Para você, esse desafio é uma boa oportunidade de aprimoramento profissional e pessoal. Sabemos que o resultado comercial de uma empresa não depende só de vendedor.

Depende também da empresa, da qualidade do produto, de um bom planejamento, de um atendimento diferenciado é, acima de tudo, do cliente. Para que a venda seja concluída com sucesso, é preciso que o cliente queira o produto e acredite no vendedor.

Todos nós, em qualquer profissão, estamos sempre “vendendo nosso peixe”. Nas vendas, no atendimento, na logística, fornecendo produtos ou serviços, estamos lidando com clientes. Consumidor, fornecedor, funcionário, colega, chefe, diretor, vendedor, acionista, familiares, todo mundo é cliente. A começar por você – seu primeiro e mais importante cliente.

No mercado competitivo, a forma como lidamos com nossos clientes vai ser decisiva para o resultado que vamos obter. Veja algumas dicas que podemos fazer de você um verdadeiro “campeão de vendas”.

Confira você mesmo!

  1. Bom humor – Quem cultiva o bom humor alcança resultados muit0 mais positivos em qualquer situação. A menor distância entre dois pontos é o bom humor. As pessoas mal humoradas conseguem afastar os outros com grande facilidade. A explicação é muito simples, ninguém gosta de conviver com pessoas assim.

  2. Entusiasmo – Coloque o coração em todos os seus atos. A pessoa entusiasmada tem um brilho pessoal! Essa força faz que o cliente acredite em você e se sinta atraído pelo que você oferece. A primeira pessoa que deve está convencida de que está fazendo o melhor é você. Ninguém consegue convencer os outros de uma verdade se não está convencido desta verdade.

  3. Comprometimento – Não basta ser atencioso. Esteja comprometido com os anseios do cliente, para surpreendê-lo com atitudes extremamente positivas. Coloquem-se no lugar dele procurando satisfazer os seus desejos e sonhos.

  4. Espirito de Equipe – Seu colega de empresa é o cliente mais próximo. Atendê-lo bem é o primeiro passo para que você tenha qualidade em seu trabalho. Com gritos, e berros ninguém consegue o respeito nos relacionamentos. Quando for desrespeitado por algum cliente, veja se não tem desrespeitado seus colegas no ambiente de trabalho.

  5. Participação – Mostre-se realmente interessado e participante. Quando mais marcante for a sua presença, melhor. Deixe de lado a preguiça, saia da arquibancada e entre em campo com seu time para ganhar.

  6. Conhecimento – Se você que o cliente acredite em você, é preciso transmitir segurança em tudo o que disser a ele. Aproveite para conhecer os produtos que está oferecendo aos clientes mostre as vantagens e benefícios que terá ao adquiri-lo.

  7. Treinamento – Aproveite todas as oportunidades para se aprimorar. Leia faça cursos, agregue valor ao seu trabalho. O maior beneficiado será você mesmo. Invista no seu patrimônio: você!

  8. Preparo físico – Cuide bem do seu corpo, com exercícios físicos e alimentação sadia e adequada. Você precisa de energia para ter sucesso.

É possível que você já esteja praticando todas essas dicas, ou algumas delas. Portanto, saiba que praticar com alegria e toda motivação será as sua grande aliada para tornar você cada dia mais bem-sucedido.

Sabemos que o ser humano é como uma brasa, que quando se afasta do fogo vira carvão, e quando volta ao fogo do conhecimento volta a brilhar como brasa.