CUIDE BEM DAS PESSOAS QUE VOCÊ AMA

17/04/2013 11:54

 

“Quem cuida de uma figueira comerá do seu fruto, e quem trata bem o seu senhor receberá tratamento de honra”.

Provérbios 27.18

“Vamos lá, você não pode perder tempo, precisa ter agilidades, pois, se não tiver vai acabar ficando para trás”. Essas são frases que falamos e ouvimos constantemente daqueles que estão ao nosso redor. Afinal, estamos vivendo numa sociedade que tem corrido atrás de seus próprios interesses, objetivos, e resultados, acreditado que isso mesmo que vai lhe trazer felicidade e frutos duradouros.

Quantas pessoas infelizes, frustradas, vazias, por seguir o próprio rumo e as próprias conquistas. Não compartilham seus problemas com ninguém, vivem isoladas procurando resolver suas pendências e dificuldades da sua maneira.

Esse é o quadro que encontramos nas famílias modernas, a ponto de explodir como uma panela de pressão. Pais que não conhecem os próprios filhos, outros nem se preocupam em saber se estão felizes com aquilo que estão fazendo. Não temos mais tempo para avaliar o que está acontecendo debaixo do nosso teto.

São pessoas que estão se sentido sozinho, abandonado, isolado, mesmo dentro de uma casa cheia. E não são poucas as vezes que sentimos assim vazios, mesmo quando estamos cercados de pessoas por todos os lados. Temos até medo de perguntar se as pessoas que nos cercam estão realmente felizes.

Há uma belíssima história que nos ajuda a entender melhor a importância de cuidarmos com muito carinho da nossa família e daqueles que amamos.

Havia uma jovem muita rica que tinha tudo. Um marido maravilhoso, filhos perfeitos, um emprego que lhe pagava muito bem, uma família que estava sempre unida.

O problema é que ela não conseguia conciliar tudo o que tinha. Seu envolvimento com o trabalho e os demais afazeres era tão desgastante que eles lhe ocupavam a maior parte do seu tempo e assim sua vida estava cada vez mais deficitária em algumas áreas.

Se o trabalho lhe consumia muito tempo, ela tirava dos filhos, se surgiam problemas, ela deixava de lado o marido. E assim, o tempo passava e as pessoas que ele amava eram sempre deixadas para segundo plano.

Até que um dia, seu pai, um homem muito sábio, lhe presenteou com uma flor muito cara e raríssima, da qual havia um exemplar em todo o mundo.

Ele disse a ela: “Filha, esta flor vai lhe ajudar muito mais do que você imagina. Você terá apenas que regá-la e podá-la de vez em quando, ás vezes conversar um pouquinho com ela, e ela lhe dará em troca esse perfume maravilhoso e essas lindas flores”. A jovem ficou feliz pelo presente e muito emocionada pelos conselhos e recomendações do seu pai, afinal a flor ela de beleza rara sem igual. Mas os dias foram se passando, os problemas surgindo, o trabalho consumindo todo seu tempo. É a sua vida, ficando cada vez mais confusa, não lhe permitia colocar em prática os conselhos dados pelo seu pai para cuidar da flor. Ela chegava às pressas em casa, olhava a flor e as flores ainda estavam lá, não mostravam sinal de fraqueza ou morte, apenas estavam lá, lindas e perfumadas. Então ela passava direto sem dar a devida atenção á flor.

Até que um desses dias, sem mais nem menos, a flor morreu, perdendo assim todo seu brilho e beleza. Depois de um dia cansativo, chegando a casa, essa jovem levou um grande susto. Sua flor estava completamente morta; suas raízes estavam ressecadas, suas flores caídas e suas folhas amareladas. A jovem, agora triste, chorou muito, e contou a seu pai o que havia acontecido. Seu pai então respondeu. “Eu já imaginava que isso aconteceria, e eu não posso lhe dar outra flor, porque não existe outra igual a essa, ela era única, assim como os seus filhos, seu marido e sua família”. Todos são bênçãos que o Senhor lhe deu, mas você tem de aprender a regá-los todos os dias, podá-los no tempo certo e dar atenção especial a eles, pois assim como a flor, os sentimentos também morrem, perdendo assim seu brilho e intensidade. “Você se acostumou a ver a flor sempre lá, sempre florida, sempre perfumada, e se esquecer de cuidar dela fazendo assim devida manutenção diária”.  

Aprendemos aqui uma grande lição: devemos cuidar bem das pessoas que amamos, elas são presentes dados de uma forma muito especial e não podemos esquecer isso em nenhum momento. E para sua reflexão, lhe faço uma pergunta: você tem cuidado das benções que Deus tem lhe dado? Hoje é um momento para mudar suas atitudes com aqueles a quem você ama. Aproveite essa oportunidade tão maravilhosa para dizer o quanto ama os seus filhos, mesmo se não estiver neste momento em casa com eles, ligue para dizer o quanto o ama e quanto eles são importantes para você. Aproveite para perguntar como eles estão, pergunte se precisam de algo, se ponha á disposição para ajuda-los.

Sem esquecer o seu (sua) marido/mulher, faça-lhe uma declaração de amor, diga-lhe que é uma pessoa especial, que sua vida é completa por ele (a) fazer parte da sua. Os problemas podem até existir, mas vocês juntos em amor vão superar cada um deles, saindo assim vitoriosos. São palavras assim que constroem uma família saudável e estruturada.

Deixamos passar o tempo discutindo por coisas pequenas e quando percebemos, os dias se vão e não aproveitamos o melhor da vida com aqueles que realmente amamos, e quando abrirmos os olhos, infelizmente, pode ser tarde demais.

Hoje é realmente o melhor momento para cuidar do maior patrimônio que Deus lhe deu como herança, a sua família. Não se prive de viver momentos felizes com aqueles que você ama, tome esta atitude agora, não deixe para tomar esta decisão amanhã, pois pode ser tarde demais.

“Entregue tuas preocupações ao Senhor e ele te ajudará; jamais permitirá que o justo venha fracassar”.

Salmo 55:22

“Deus dá uma família aos solitários, liberta os presos para a prosperidade, mas os rebeldes terão de viver numa terra árida”.

Salmos 68.6