APREDENDO COM O BAMBU CHINÊS A NUNCA DESISTIR DIANTE DAS DIFICULDADES

24/04/2013 09:51

 

“Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e ou outro amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver”.

Nada foi criado ao acaso, tudo tem um proposito de existência e criação. Assim são as plantas tão cultivadas e essenciais para a vida terrestre.

E o bom de tudo isso é que pela observação de suas características podemos tirar muitas lições para a vida.

Você deve conhecer o bambu chinês. Essa planta tem como característica bem interessante.

Depois de plantada a semente desse incrível bambu, não se vê nada, absolutamente nada, por um espaço de quatro anos, exceto o lento desabrochar de um diminuído broto, a partir do bulbo.

Durante esses quatro anos, todo o crescimento da planta é subterrâneo, numa maciça e fibrosa estrutura de raiz, que se estende em todas as direções, horizontalmente dentro da terra. Nesse período, suas raízes se aprofundam e se alarga cada vez mais por toda a terra, preparando uma estrutura para suportar o seu crescimento vertical.

 Mas somente no quinto ano depois de criar toda sua estrutura é que o bambu chinês começa a cresce, até atingir cerca de 20 metros de altura.

Covey escreveu “Muitas coisas na vida (pessoal e profissional são iguais ao bambu chinês)”.

Você trabalha, investe tempo e esforço, faz tudo o que pode para nutrir seu crescimento, e, ás vezes, não se vê nada por semanas, meses ou mesmo anos.

Porém, se tiver paciência para continuar trabalhando e nutrindo, o “quinto ano” chegará e o crescimento e a mudança que foram processados vão deixa-lo espantado.

E justamente nessa fase de espera dos frutos que muitas pessoas, embaladas por um desânimo, desistem dos propósitos iniciais, que naquele momento tão cheios de determinação e coragem lhes fizeram plantares as primeiras sementes dos seus sonhos.

O difícil muitas vezes não é apenas conseguir, mas, esperar os resultados daquilo que desejamos. É certo que aquele que planta sabe que as sementes do seu trabalho virão, mas o tempo é um grande inimigo, capaz de apagar as chamas da nossa esperança.

Somos imediatistas, queremos as coisas agora e já. Numa sociedade moderna, aprendemos que os nossos desejos e anseios precisam ser atendidos no tempo presente, afinal, este é o nosso desejo, tal como toda a tecnologia em nossa volta nos facilita instantaneamente, assim devem ser os resultados que ansiamos para a vida.

Assim também é o bambu chinês mostra que não podemos desistir facilmente das coisas. Em nossos trabalhos, especialmente projetos que envolvem mudanças de comportamento, cultura e sensibilidade para novas ações, devemos nos lembrar do bambu chinês para não desistirmos tão facilmente frente às dificuldades que surgem e que são muitas.

Devemos enxergar que quando plantamos as primeiras sementes dos nossos sonhos e projetos, este é o tempo mais difícil, o de espera, pois, não conseguimos ver naqueles momentos os resultados dos nossos esforços e investimentos. Porém, não devemos desistir nunca diante do sol escaldante que são as situações e obstáculos que encontramos á nossa frente, quando caminhamos semeando as nossas sementes, pois, tão certo como este ar que respiramos, colheremos com alegria, fartura e abundancia os resultados que são os frutos de cada semente que plantamos. Por isso nunca desista, siga em frente.

“Muitas coisas na vida são iguais ao bambu chinês”